Falaaaaaaaaa galera, tudo bem?
Sua empresa tem problemas de estimação? Tenho certeza que sim, todas tem! Nós, pessoas físicas, também temos uma série de problemas de estimação, não é mesmo?
Eu te desafio a uma reflexão: quais são os problemas de estimação da sua empresa?
- Pode ser uma produtividade da equipe que NUNCA é alcançada;
- Pode ser um processo que você NUNCA consegue melhorar;
- Pode ser os seus projetos que NUNCA são entregues no prazo;
- Pode ser o financeiro que não está sendo suficiente para que você realize todos os seus sonhos;
- Pode ser que você tenha virado refém do teu negócio e sua vida está uma verdadeira bagunça;
- Podem ser inúmeros outros motivos;
Pare 10 minutinhos, faça uma lista e facilmente conseguirá enumerar pelo menos 05 problemas de estimação.
Conseguiu?
Se sim, sabe qual é a causa-raiz desses problemas? VOCÊ!
Sim, sim, muitas vezes acabamos nos escondendo atrás dos problemas para procrastinar uma decisão importante, para procrastinar o investimento em um projeto importante, para procrastinar assumir um risco, para procrastinar as decisões que são nossas.
E sabe o que é pior?
Estamos tão ocupados cuidando dos nossos problemas de estimação que ainda nos julgamos super-heróis, que ainda nos convencemos que estamos fazendo o melhor pela nossa empresa. Faz sentido para você?
Tomar decisão não é uma tarefa fácil, exige conhecimento do negócio, exige ter o controle das principais variáveis e exige muito sangue frio, pois algumas vezes não conseguimos ter clareza de todo o caminho que precisa ser percorrido.
Sempre que preciso tomar uma decisão importante, faço uma análise olhando os seguintes aspectos:
- Propósito: toda decisão tem que ser pautada ao propósito. Como posso investir energia em algo que não esteja alinhado ao meu propósito? Certamente perderei dinheiro, energia e isso me frustrará.
Respondendo sim ao alinhamento ao propósito, eu elaboro uma rápida árvore de decisão com:
- Probabilidade de dar certo: sou otimista por natureza, então sempre acho minhas ideias geniais e que elas darão certo!
Nessa hora sempre envolvo outras pessoas na discussão, pois como meu perfil é sempre pensar positivo, EU preciso de alguém para fazer o contraponto comigo. Isso torna o exercício muito mais rico.
- O que tenho a perder: para uma pessoa otimista essa parte é difícil rs, mas me esforço para listar tudo o que tenho a perder tomando a decisão.
Sempre faço esse contraponto com meu sócio, ele tem muito mais facilidade em pensar no que pode dar errado do que eu rs.
Aqui eu avalio o investimento que será necessário, o risco da execução e tento me projetar no futuro para ver tudo que pode dar errado.
Vejo se consigo sobreviver mesmo com o pior cenário, caso não consiga sobreviver, tento buscar alternativas que minimizem o impacto.
Essa é a hora que nossas reuniões ficam bem animadas, ele tem que me convencer que o mundo não é tão lindo assim.
- O que tenho a ganhar: essa parte é a mais legal de todas, pensar em tudo que tenho a ganhar executando a ideia.
Essa é a hora de pensar no mundo cor-de-rosa e todos os frutos que virão da tomada de decisão.
Ainda “uso” o meu sócio para vender a ideia para ele, agora a minha missão é convencê-lo que o mundo pode ser legal, que as pessoas são incríveis e que a ideia é genial.
Parece demorado, mas não é!
Com a ideia estruturada basta uma reunião para que ela possa ser sabatinada e a decisão seja tomada.
Usamos essa técnica e rito para todas as decisões importantes que devemos tomar, tentamos ao máximo não criar nossos problemas de estimação e assim evitar a procrastinação.
É óbvio que dependendo da decisão, os “ânimos” ficam exaltados e acabamos procrastinando o assunto por mais um ou dois dias, mas nos policiamos ao máximo para que o assunto não perca a prioridade.
Você precisa parar de alimentar seus problemas de estimação, isso abrirá a tua agenda de forma positiva, tornará sua empresa saudável e conseguirá lhe aproximar cada vez mais dos seus sonhos!
Sonhe alto, sonhe grande, decida rápido, pense simples e seja feliz!
Um forte abraço.
#mqr #empresaSaudavel #problemaDeEstimação #projetoTransforma #meuSonhoMinhaVida #maisQueResultado
1 thought on “Problemas de Estimação Gerando Procrastinação da Decisão”