Faaaala GP, tudo bem?

Hoje vou explicar mais um pouquinho sobre as diferenças entre RMO e PMO, mas… QUE DIABOS É ISSO? RMO? EIN?

RMO = Result Management Officer

Oi? Quem?

Se você não leu meu último artigo, sugiro que leia para entender um pouquinho mais o que é essa nova onda.

Agora que vc já sabe o que é um RMO. Vamos às diferenças?

O PMO tem como foco principal a execução do projeto no tempo e principalmente dentro do orçamento, deixando de pensar nos possíveis resultados que tal execução pode trazer. É aí que entra o RMO, que foca especialmente no resultado comercial.

Apesar de parecer que o RMO é suficiente para o projeto dar certo, isso não é verdade, já que o trabalho do RMO não cancela a importância do trabalho do PMO. Na verdade, é como se um completasse o outro, pois a necessidade de habilidades básicas de gerenciamento de projetos e a capacidade de executar bem não se afastam.

Importante lembrar da diferença primordial, muitos PMOs são projetados para se concentrar “APENAS” no rastreamento, monitoramento e relatórios e não na gestão dos resultados do programa que é onde o RMO trabalha, se concentrando nos resultados estratégicos que a organização busca do programa.

Abaixo criei uma tabela para identificarmos as principais diferenças:

Até agora entendemos que o RMO e o PMO se complementam e se ampliam, enquanto um segue uma linhagem de execução sem fornecer quaisquer abrangências nos benefícios empresariais, nem se quer uma abordagem estruturada para determina-los (PMO), o outro desenvolve uma abordagem estruturada para determinar e manter os benefícios empresariais esperados e, em seguida, monitora-los ao longo e também após a implementação do programa.

Logo, podemos concluir que um deles já é bom sozinho, mas a união deles se torna Faca na Caveira.

Portanto para garantir que o projeto dê certo e no final de tudo os resultados sejam positivos, precisamos de um profissional dois em um, PMO&RMO.

Imagina o profissional que consegue exercer esse trabalho todo? Vai arrasar em todos os projetos! Esse sim, é o verdadeiro PMO 2.0!

É isso GP, fique ligado!

No próximo artigo iremos mais a fundo nesse assunto sobre PMO 2.0.

#facaNaCaveira  #projetizando #GPdePegada #missaoDadaMissaoCumprida #focaQueDa #focaNoBeneficio

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *