Fala meu amigo GP, tudo bem?
Permanecer relevante, avançar na sua carreira e fortalecer a profissão!
Foi com essa frase que o PMI anunciou as mudanças na forma de reportar os famosos e temidos PDU’s.
Agora mais do que nunca a manutenção de sua certificação PMP deverá ser planejada com antecedência.
O que mudará no reporte dos meus PDU’s?
A partir de 01/12/2015 o PMI mudará o processo de reporte de PDU’s, o intuito é continuar separando “os homens dos meninos” ou “as mulheres das meninas” ou se preferir “o joio do trigo”, garantindo assim a qualidade do selo e dos profissionais que a possuem.
Por um lado eu acho ótimo, pois sabemos que tem muitos profissionais que acabam se acomodando e parando completamente no tempo, mas por outro lado a coisa complicou significativamente.
O PMI construiu um conceito que eles estão chamando de “PMI Talent Triangle” em tradução livre: Triangulo de Talentos do PMI. Esse tripé contempla as principais competências, segundo o PMI, exigidas atualmente no ambiente corporativo.
São elas:
- Técnica do gerenciamento do projeto
- Liderança
- Estratégia e gerenciamento do negócio
Dessa forma o PMI só formaliza o que já sabemos há muito tempo, o profissional de Projetos precisa, além da técnica, ter capacidade de liderar, ter conhecimento do negócio e visão estratégica. Esse é o GP que o mercado espera e precisa!
OK, ok, isso é bem bacana, mas e o que muda de verdade?
O que eu preciso fazer para me tornar esse profissional ou o que devo fazer para que o PMI entenda que eu tenho esse perfil?
Graças ao meu bom Deus, continuamos tendo 3 anos para reportar 60 PDU’s;
Mas, chega de bla bla bla e mimimi e vamos às mudanças de fato:
Os PDU’s serão divididos em duas grandes categorias:
- Education: serão exigidos 35 PDU’s nessa categoria, onde:
- Os treinamentos devem estar alinhados com o triangulo. Dessa forma, não adianta fazer um curso de corte e costura, de direção perigosa que não poderemos lançar como PDU.
- Temos que conquistar pelo menos 8 PDU’s em cada um dos pilares do tripé: Técnica, Liderança e Estratégia e gerenciamento do negócio.
- Com isso alcançamos 24 PDU’s, os 11 faltantes podem ser distribuídos nas 3 áreas de maneira aleatória.
Cada bolinha representa um PDU.
- Giving Back: serão exigidos 25 PDU’s nessa categoria, onde:
- O número de PDU’s nessa categoria diminuiu, mas as categorias são as mesmas: trabalho voluntário, criar conhecimento e exercer a profissão de GP.
- Apenas 8 PDU’s poderão ser reportados por exercer a profissão de GP.
- Os demais 17 podem ser distribuídos entre ações de voluntariado, palestrar, ministrar aulas, escrever artigos.
Cada bolinha representa um PDU. Com essas novas regras o PMI deixa claro que um para GP exercer sua profissão faz parte de sua “obrigação” e para que se manter PMP ele precisa manter a sede constante por conhecimento, aprendizado e evolução.
Conselho de amiga: planeje-se com antecedência, participe de eventos e não deixe para última hora. O resultado pode ser traumatizante.
Essas mudanças assustam um pouco, mas da mesma forma que não existe projeto sem emoção, não existe sucesso sem transpiração e não existe PMP sem muita ralação.
Encare essa mudança como positiva, use essa obrigação como uma forma de melhorar ainda mais a sua performance e eu não tenho dúvidas de que conhecimento nunca é demais!
Um forte abraço e que venham os PDU’s.