O Quão Saudável Está sua Empresa?
Falaaaaaaaaaaaa galera, tudo bem?
Como você pode assegurar que sua empresa está saudável? Como você pode assegurar o que você precisa realmente priorizar?
A resposta é bem óbvia: basta olhar o meu painel de indicadores e consigo ter essa resposta.
Será mesmo?
Com os 456 indicadores que você tem monitorado como ter clareza onde está o problema?
Os modelos de gestão atuais geram uma série de informações, inúmeros controles, mas nenhum com o poder de te direcionar de forma imediata.
Normalmente, os gestores complicam e aprofundam as análises na tentativa de descobrir a causa-raiz do problema, esse tipo de análise tem até um nome bem pomposo: deep dive!
Óbvio que um estudo detalhado tem seu valor, mas o dia-a-dia de uma empresa tem que ser mais simples, tem que ser mais eficiente.
Precisamos rapidamente medir a saúde da empresa e conseguir tomar decisões assertivas. Precisamos ter um painel com informações do tipo “pah-pum”, ou seja, que nos permita uma olhada rápida e consequentemente uma rápida decisão.
Pensando nisso, pensando em simplificar comecei a fazer uma analogia de uma empresa com o corpo humano.
Na minha visão, a empresa é formada por dois lados:
- Lado esquerdo demonstrando a saúde financeira
- Lado direito demonstrando a saúde da execução
Um lado não pode estar mais ou menos saudável do que o outro, é preciso buscar o tão esperado equilíbrio.
Precisamos garantir que os dois lados, as duas perninhas estejam fortes o suficiente para que sua empresa cresça.
Quando falo do lado direito estou falando de toda a agenda da empresa: a agenda de rotina/sustentação e a agenda transformadora.
A agenda de sustentação é importante para dar a base que o lado esquerdo precisa para se manter saudável, a agenda de transformação/projetos especiais dará o suporte necessário para alavancar o lado esquerdo.
Em hipótese alguma, podemos fortalecer apenas um de nossos lados. Assim como na nossa “malhação” na academia buscamos fortalecer nossas duas pernas, com a empresa não pode ser diferente.
Imagine agora uma cena: dê três passos largos com a sua perna esquerda (financeiro), perceba que a sua perna da execução ficou lá para trás. Invertendo as pernas você terá essa mesma sensação. Avançando apenas com uma perninha vai chegar o momento em que você cairá.
Mas, o que essa maluquice de passos tem a ver com minha empresa?
Se hoje você receber um aporte de R$5M e tenha que investir em um mês, você sabe como investir esse dinheiro de forma efetiva e que te aproxime do teu sonho?
E se por outro lado, você decidir ter a empresa com o maior nível de excelência e buscar uma execução perfeita, você terá caixa para bancar toda essa qualidade, performance e agilidade de execução?
Percebeu a relação?
Temos que buscar o equilíbrio entre nossos dois lados, temos que simplificar a gestão de nossas empresas para que consigamos enxergar apenas duas informações:
- A saúde da perna esquerda (financeiro)
- A saúde da perna direita (execução)
Descobrindo rapidamente a perna doente ou mais fraca, conseguimos ser muito mais pontuais e ágeis na identificação da solução. Reequilibramos as pernas rapidamente, e partimos para o próximo passo com foco no sonho que queremos atingir.
Faz sentido para você? Quer saber um pouco mais sobre o conceito da empresa saudável? Fique ligado que nos próximos dias explicarei detalhadamente o sistema de gestão MQR, mas uma perninha por vez.
Um forte abraço.
#mqr #empresaSaudavel #projetoTransforma #meuSonhoMinhaVida #maisQueResultado
1 thought on “O Quão Saudável Está sua Empresa?”