Falaaaaaaaaaaaa galera, tudo bem?
“Sonhar não custa nada, o meu sonho é tão real…
Sonhar Não Custa Nada ou Quase Nada (Samba-Enredo 1992) – Mocidade
Amor, sonhe com os anjos, não se paga para sonhar!”
Eu não consigo ler esses versos e não cantarolar. Mas, qual a relação desse samba-enredo de 1992 com Gestão?
Vem comigo que eu explico onde quero chegar…
Realmente sonhar não custa nada, mas para transformar um sonho em realidade na maioria das vezes não é tão simples por mais que ele pareça real.
O seu sonho pode ser tornar-se um empreendedor, pode ser fazer sua empresa crescer, pode ser perpetuar seu negócio, pode ser construir uma casa ou até mesmo fazer uma viagem.
Assumindo como premissa e sem julgamento que ele é seu e é intrasferível, precisamos discutir como alcança-lo e torna-lo verdadeiramente real.
Vejo muitas pessoas se frustrando nessa jornada e os motivos são quase que paradoxais:
- O primeiro motivo é ser um sonhador romântico! Aquele que pouco planeja, mas que acredita que tudo dará tão certo, e que os seus objetivos serão alcançados rapidamente!
- O segundo motivo é tentar ser 100% estrategista! Aquele que quer planejar todos os detalhes, aquele que tenta eliminar todos os riscos, aquele que quer conhecer 100% do caminho que deve ser seguido até o grande dia de cortar a fita vermelha!
Por um lado, não podemos errar pelo excesso de planejamento, pois é impossível planejar TODOS os detalhes, por outro lado, não podemos começar a jornada só com fé, coragem e perseverança!
Mais uma frase clichê: é preciso buscar o equilíbrio!
Esse equilíbrio pode ser conquistado através de um MVP. Mas, o que é essa sopa de letrinhas?
Minimum Viable Product vulgo MVP, é um conceito muito usado por startups para lançar produtos mais rapidamente. A ideia é criar um produto com o mínimo de complexidade para que os testes possam ser realizados rapidamente.
A ideia de um MVP para o seu sonho é justamente tentar alcança-lo de forma evolutiva! Vou exemplificar usando um “causo” da minha vida pessoal.
Pega a pipoca e vamos para o caso.
Em 2006 resolvi comprar um terreno em uma cidade do interior de São Paulo, eu tinha um sonho grande de construir uma casa de campo com um lindo jardim e uma linda piscina.
Durante 11 anos eu sonhei esse objetivo, mas sonhei apenas como um sonhador romântico. Era quase um amor platônico rs!
Em 2017 tomei uma decisão: ou focaria em construir a casa ou desistiria e venderia o terreno. Lembro-me claramente da minha frase para convencer meu marido: ou vamos seguir em frente ou vamos efetivar a venda.
Usamos a técnica que apresentei no post Problemas de Estimação Gerando Procrastinação da Decisão e decidimos seguir com a construção.
Foi aí que fizemos o MVP da nossa Casa, do nosso sonho:
- Estabelecemos o que seria o mínimo aceitável para a primeira versão do nosso sonho;
- Elaboramos um plano financeiro para alcançar essa primeira etapa;
- Elaboramos um cronograma detalhado;
- Estimamos o risco que estávamos correndo e quais seriam as nossas respostas a cada um deles;
Plano montado, cronograma detalhado e tínhamos em caixa apenas 8% do valor necessário para o nosso MVP.
O nosso plano além de executar e cuidar da obra, ele contemplava uma série de ações que deveríamos executar para completar os demais 92% necessários para financiar a execução.
Parece loucura começar uma empreitada desse tipo somente com 8% dos recursos necessários, realmente foi meio loucura, mas tínhamos a convicção do que precisava ser feito!
Tínhamos clareza do que precisava ser feito para equalizarmos novamente nossas perninhas (lembra do conceito da empresa saudável?)!
Nosso grande acerto foi não querer planejar 100% dos detalhes, porque se o fizéssemos teríamos desistido do nosso sonho logo na partida, ele parecia tão grande e complexo!
O plano do nosso MVP tinha duração de 10 meses, no 6º mês já tínhamos conseguido fortalecer a nossa perna do financeiro, já era hora de dar o próximo passo na execução.
Efetuamos mais um ciclo de planejamento, priorização e análises e traçamos a próxima entrega.
Repetimos esse ciclo por 04 vezes e em um período de um pouco mais de um ano o sonho saiu do papel.
Foi fácil? Claro que não! Tinha dia que pensávamos em desistir? Vários deles! Mas, valeu a pena? Muito, valeu muito a pena!
E como você pode criar um MVP do seu sonho grande:
- Delimite claramente qual é o seu sonho. Ao falar sobre seu sonho, os seus olhos têm que brilhar, você deve sentir um friozinho na barriga.
- Tenha muito amor pelo seu sonho, pois você precisará priorizar, abdicar de muitas coisas para alcançar os resultados que espera.
- Pense em dividi-lo em etapas para que você possa testar o conceito. No meu caso não foi para testar o conceito, mas sim para eu ter certeza que teria fôlego para concluir minha jornada.
- Não tenha medo, se você tem convicção de que esse é realmente o que você quer, faça o que precisar ser feito.
- Mantenha sempre a perninha do financeiro alinhada a da execução, isso lhe trará tranquilidade e segurança que o plano dará certo.
Se mudarmos o exemplo para a construção de um negócio, de um projeto, de um produto as dicas continuam sendo válidas!
Se ao falar do seu sonho grande você não sentir uma emoção, um frio na barriga, pense mais um pouquinho mais porque ele não é tão grande assim para você! E aí eu te pergunto novamente: o que você tem feito AGORA para realizar o seu sonho grande?
Um forte abraço.
#mqr #meuSonhoMinhaVida #empresaSaudavel #sonhoSaudavel #projetoTransforma #meuSonhoMinhaVida #maisQueResultado