Ano Novo, Esperança de Vida Nova e de Negócio Novo!
Falaaaaaaaaaaaa galera, tudo bem?
Os meses de novembro e dezembro costumam ser animadíssimos no dia-a-dia das empresas:
- Precisamos buscar com todo afinco os números que ainda não apareceram;
- Precisamos finalizar os projetos, iniciativas e demandas que foram idealizados ao longo do ano;
- Precisamos “tirar o atraso” em tudo que não foi possível entregar, precisamos correr, correr, correr!
E além de tudo isso, precisamos nos preocupar com o próximo ano!
O Plano de Negócios Anual
É chegada a hora de elaborar o Plano de Negócios Anual (orçamento + plano de negócios)!
Eu acompanho a elaboração do plano de negócios de muitas empresas, e a minha sensação é que o exercício é a renovação da esperança, da fé e da energia das empresas!
É como se o novo plano tivesse o poder de “apagar” tudo o que não deu muito certo, é como se você tivesse a chance de dar um “reset” em tudo e voltasse ao início.
Pode parece exagerado, mas não é! Assim como na vida pessoal, o final do ano nos enche de energia, de boas vibrações e esperança.
Faça uma reflexão e veja se não é assim que você se sente?
Mas, esse sentimento está errado?
Claro que não, a esperança, energia assim como a resiliência e paciência são sentimentos muito nobres e que devem ser pré-requisitos para qualquer empresário, empreendedor, gestor.
Mas, o que não podemos ter como premissa é que um novo plano de negócios deve ser criado para simplesmente ter a oportunidade de reiniciar a vida da empresa. Precisamos criar um plano que nos aproxime cada vez mais do nosso propósito, nos aproxime do nosso sonho grande.
Um plano anual sem propósito e sem sonho é só mais um plano! E para apoiar as pessoas e empresas a alcançarem seus sonhos, a se tornarem saudáveis nós criamos o método MQR, Mais que Resultado.
O Método MQR, Mais Que Resultado
O propósito do nosso método é entregar muito mais do que resultado, é entregar resultado com segurança e poder de decisão.
No MQR temos 7 passos para construir uma Empresa Saudável:
- Sonhar Grande: precisamos falar de sonhos e desejos. Essa etapa é de extrema importância, pois o seu resultado embasará a construção de todo o plano.
O sonho grande deve ser “congelado” e não deve mudar ao longo do ano! - Priorizar Objetivos: com base no sonho grande x a situação atual da empresa inicia-se a definição dos objetivos do ano. Nesse momento é muito importante pensarmos nos objetivos sem quantifica-los. Importante definirmos ONDE se quer chegar!
- Firmar Resultados-Chave: com os objetivos definidos precisamos firmar, nos comprometermos com os resultados que serão necessários para alcance dos objetivos. O alvo para cada um dos resultados esperados deve ser definido.
- Desdobrar o Mapa de Resultados: com os resultados e seus alvos definidos é preciso desdobrar COMO e QUANDO os resultados devem acontecer. Muito importante termos 100% de clareza nesse momento.
- Elaborar um OBZ: normalmente as empresas planejam suas despesas da seguinte forma: “cortaremos 15% das despesas e isso que vamos buscar, o mesmo acontece com receita “projete 30% de crescimento e vamos buscar”. Nessa fase usa-se muito a técnica do PDCA – Promete e Depois Corre Atrás.
Mas, esse tipo de exercício pode induzir e/ou limitar o exercício do orçamento. O ideal seria elaborar um OBZ – orçamento base zero – com base nos objetivos e resultados-chave definidos.
É óbvio que elaborar um OBZ anualmente para algumas empresas não é um trabalho tão simples assim. - Definir To Do’s: já temos o sonho, já temos os objetivos do ano, já temos os resultados esperados, agora é só tirar tudo isso do papel. A retirada do papel pode se dar por:
- Projeto especial
- Iniciativa
- Demanda pontual
Os To Do’s devem ser revisados a cada trimestre, isso minimizará mudanças no plano, pois você terá a possibilidade de incluir a volatidade do teu negócio no seu planejamento.
- Cuidar dos Resultados: a única forma de garantir que as coisas acontecerão é cuidando com muito carinho e atenção.
É preciso eliminar os gargalos e acompanhar de forma efetiva a execução. Algumas dicas importantes:- Elimine diariamente e de forma sistemática os gargalos;
- Não deixe para falar de resultados apenas uma vez por mês;
- Pratique gestão a vista para engajar o time.
E o que você tem feito AGORA para realizar seu sonho? O que você tem feito AGORA para tornar a sua empresa saudável?
Um forte abraço.
#mqr #empresaSaudavel #projetoTransforma #meuSonhoMinhaVida #maisQueResultado
Excelente! Ansioso para os próximos posts, haja vista que neste ano me dediquei a estudar sobre Gerenciamento de Projetos e Processos. Força e Honra!