Fala GP, tudo bem?
O MS-Project é uma ferramenta fantástica, mas eu acho que para ele ser quase perfeito deveria vir de fábrica com alguns campos que nos ajudam demais, por exemplo, o campo % planejado.
Outro campo fundamental para uma gestão mais proativa e menos reativa é o campo EACt ou Estimativa no Término, infelizmente o MS-Project não possui esse campo nativamente. Ele até tem um campo que demonstra a variação do término, mas não me apresenta isso em forma de data e também considera apenas a diferença de dias entre linha de base e as datas atuais/reais.
Olhando o EACt na literatura temos a seguinte expressão:
EACt = Duração / SPI
Lembrando que SPI é o índice de desempenho de cronograma e se olharmos no Project seria o campo IDA. Veja o nosso artigo da semana passada onde comparo os campos do EVA com o MS-Project.
A fórmula parece tão simples, mas na prática a teoria é bem diferente rs.
O resultado dessa equação me dá apenas a nova duração da atividade quando na verdade precisamos de uma nova data.
É importante saber quanto tempo o projeto demandará se o desempenho se manter o atual até o final do projeto, mas mais importante do que saber a duração é saber a data real. Demonstrar a data é muito mais impactante do que demonstrar “apenas” uma nova duração.
Enfim, vamos ao que interessa… para termos essa data no MS-Project precisamos:
- Adicionar um campo de Data, eu adicionei o Campo Data 1;
- Renomear o campo para “Data Projetada”;
- Utilize a fórmula abaixo:
IIf([Início da Linha de Base]<=[Data de status];IIf([IDA]>0;ProjDateAdd([Início];([Duração]/[IDA]);”Padrão”);ProjDateAdd([Início];([Duração]/0,1);”Padrão”));[Término]) - A parte em amarelo você deve colocar o nome do Calendário do Projeto, se você não criou novos calendários, o nome padrão do Project é o “Padrão”; caso tenha alterado substitua o nome do calendário nessa área destacada;
- Vamos entender a fórmula criada:
- IIf([Início da Linha de Base]<=[Data de status]
Nessa primeira validação, verifico as atividades onde o início da linha de base é menor ou igual a data do status, ou seja, atividades que já deveriam ter sido iniciadas; - IIf([IDA]>0;
Nessa etapa valido as atividades que tem o IDA, índice de desempenho do cronograma, maior do que zero. Isso para a fórmula não apresentar erro; - ProjDateAdd([Início];([Duração]/[IDA]);”Padrão”)
Adiciono a data de início a nova duração calculada de acordo com o desempenho do projeto. É bem importante se atentar a questão do calendário, pois se vc estiver usando o calendário de Dias Corridos o resultado obtido com o Padrão pode ser assustador rs.
Essa fórmula será usada quando o IDA for maior do que zero. - ProjDateAdd([Início];([Duração]/0,1);”Padrão”))
Se o IDA for igual a zero, precisamos de um ajuste técnico para que possamos ter uma projeção. A minha saída foi trabalhar com o IDA fixo de 0,1.
Infelizmente quando o desempenho é zero não consigo ser 100% precisa, mas para mim essa diferença é tolerável e não afeta o resultado da minha análise.E não afeta por quê?
Porque normalmente avalio o Projeto como um todo e a chance de o projeto como um todo estar com o IDA igual a zero é baixíssimo. É claro se eu avaliar atividade a atividade isso pode me trazer alguma distorção, mas para os meus projetos essa distorção é tolerável. - Caso o início da linha de base seja maior do que a data de status, a fórmula irá manter a data de término como Data Projetada.
- É importante o cálculo das linhas de resumo, selecionar a opção “Fórmula” como destacado abaixo.
Veja abaixo um exemplo da utilização da fórmula:
- IIf([Início da Linha de Base]<=[Data de status]
Veja que o projeto está com um IDA de 0,83 e em vez de 55 dias ele demandará 66,53 dias, dessa forma, em vez de terminar no dia 24/06 ele será finalizado apenas no dia 13/07.
Não é fantástico conseguir ter esse tipo de visibilidade?
E se você jogar essa informação em um relatório e ter algo desse tipo?
Você não se lembra como montar relatório no MS-Project?
Com essas simples ações conseguimos ser muito mais assertivos em nossas análises, e o melhor tudo isso com praticamente esforço zero e ao alcance de um único clique!
Espero que você use bastante essa dica quentinha e super exclusiva de como extrair mais com pouquíssimo esforço!
Um forte abraço.