Falaaaaaaaaa galera, tudo bem?

Como você acompanha os indicadores de sua empresa ou seu projeto?

Vejo executivos, empreendedores ou PMOs falando com muito orgulho de seus painéis de indicadores.

Todos muito completos, painéis em soluções de BI, diversos números, relógios, bolinhas e semáforos.

Confesso que boa parte das vezes, eu fico muito confusa com esse monte de informações, com os painéis poluídos e difíceis de se formar uma opinião.

Será que meu TDAH é a causa disso? Acho que não totalmente rs.

Eu acredito muito na gestão a vista, na gestão por indicadores, mas o que diferencia o remédio da droga é exatamente a dose, não é mesmo?

Avaliando a forma como boa parte das empresas está gerindo sua execução e seu financeiro, eu percebo que estamos matando o “doente” dando altas doses de um remédio.

Muitas vezes as pessoas não conseguem saber pra que serve um indicador, mas são convencidas de que é importante o seu acompanhamento.

Isso faz com que as empresas tornem seus sistemas de gestão muito mais complexos do que o necessário, faz com que as pessoas não consigam ter clareza de seus objetivos, dos resultados que precisam ser entregues e do que precisa ser feito para garanti-los.

Uma certa vez tive uma reunião com uma empresa que estava elaborando um painel de indicadores comercial. O “treco” era lindo, vários semáforos, conseguiria ver o cumprimento da agenda dos vendedores, ter controle de quase TUDO que a equipe faria.

Aí eu o questionei: “poxa que legal, ficou realmente lindo, mas como eu sei quais são os meus melhores vendedores? Como que eu crio um ranking?”

A resposta foi um enorme “cri cri” (silêncio absoluto), e pasmem eu teria 535 indicadores (estou exagerando rs), vários pontos de controle, mas não conseguiria saber rapidamente em quem deveria investir, quem deveria ajudar e quem deveria substituir.

Eu não tinha o que eu chamo de indicador “pa pum”. Aquele que bato o olho e tomo uma decisão, tomo uma ação!

Na minha visão, a gestão de uma empresa tem que ser pautada em indicadores do tipo “pa pum”, a empresa tem que ser resumida e simplificada em uma página!

Essa página deve ser visível para todos! A empresa tem que respirar esses indicadores o tempo todo!

Pretensão?

Pode até ser, mas tenho convicção que conseguimos ter uma gestão muito mais simples e objetiva.

Bora incorporar o Startup Lifestyle em nossas empresas e projetos!

Um forte abraço!

#indicadorPapum #startupLifestyle #projetoTransforma #meuSonhoMinhaVida #maisQueResultado

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *